AFINAL, O QUE FOI QUE MELHOROU NA VIDA DO POVO MAIS POBRE, DEPOIS DA SAÍDA DE DILMA???

Logo após o resultado da eleição de 2014, uma das mais acirradas de nossa história, assistimos a primeira presidenta do País ser reeleita, mas é como se não tivesse assumido seu segundo mandato. Neste ano, já amargávamos uma taxa de desemprego na casa de 6,5% e o preço da gasolina na casa dos R$3,00.

Ao tomar posse em 2015, Dilma (PT) tem logo de cara uma acachapante derrota no congresso nacional, cujo a maioria dos deputados elegem Eduardo Cunha (PMDB) seu desafeto, para presidir a Câmara dos deputados. Neste ano, passamos a conhecer uma coisa chamada “pauta bomba”, tipo de prática que inviabiliza qualquer governo, na outra casa legislativa, o senado federal, o candidato derrotado Aécio Neves (PSDB) promete ao Brasil que não deixará sua adversária governar.

Neste mesmo ano o Presidente da Câmara aceita um pedido de impeachment contra a presidente Dilma. Bem essa foi a senha para o desenvolvimento de uma verdadeira batalha que dividiu o Brasil, criando uma enorme ferida que ainda não cicatrizou.

Umas das consequências imediatas da abertura do processo de impeachment foi o rebaixamento da nota de crédito do Brasil, isso trouxe reflexos desastrosos a uma economia que já sofria as consequências da política.

A Crise política se agravou, contaminou a economia a população brasileira se dividiu, várias manifestações se sucederam de parte a parte, Dilma lutou bravamente, mas sucumbiu diante do parlamento brasileiro.

Em dezembro de 2015 a taxa de desemprego já chegava a 8,5% e no ano seguinte a presidenta é deposta. Diante desse breve histórico a pergunta que não quer calar é: Depois da saída de Dilma o que foi que melhorou no Brasil, principalmente para os mais pobres?

A Corrupção, acabou? Dilma foi inocentada da acusação de crimes e o seu sucessor chegou a ser preso acusado de comandar uma organização criminosa por mais de 40 anos e vários de seus ministros ainda estão presos.

A Gasolina e dos demais combustíveis, baixaram de preço? Vivemos a maior greve de caminhoneiros de todos tempos que parou o Brasil, o preço do óleo diesel continua alto e a gasolina agora custa quase R$ 5,00.

E o desemprego diminuiu? Pelo contrário, aprovou-se a lei da terceirização e uma reforma trabalhista que retirou direitos dos trabalhadores e a taxa de desemprego se elevou a quase 14%.

Resumo da ópera: Acabou o programa de Habitação Minha Casa Minha Vida; acabou o programa Farmácia para Todos; acabou o programa sem fronteiras; congelou-se os gastos com educação, saúde, segurança e demais áreas sociais por 20 anos; corta-se aposentadorias dos mais pobres; concede-se isenção fiscal aos mais ricos. Enfim, a saída de presidenta Dilma, foi boa para quem??

Bem, pelo menos agora podemos comprar 4 armas, talvez a indústria de armas esteja satisfeita. Só não sei qual é o pobre que tem dinheiro para tanto.

Por André Dantas
vice-presidente
do PT de Itapetinga-BA 

2 Comentários para: “AFINAL, O QUE FOI QUE MELHOROU NA VIDA DO POVO MAIS POBRE, DEPOIS DA SAÍDA DE DILMA???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *