ARTIGO: O QUE SIGNIFICA ESSES VOTOS PARA ITAPETINGA?

André Dantas Neste ano de 2018, vamos mais uma vez democraticamente vivenciarmos mais um processo eleitoral, vamos eleger presidente, governadores, senadores e deputados. De fato, em face aos últimos acontecimentos a classe política não vem gozando de muito prestígio com a sociedade e é visível que há um desencanto do povo para com boa parte de seus representantes.

De todo modo, compreendemos que não há saída para os problemas coletivos se não for pelo caminha da política e na via democrática, justamente por isso, nos cabe analisar o chamado fenômeno da PULVERIZAÇÃO. Tal situação é recorrente em nosso município, é comum aparecer uma série de candidatos a deputado em nossa cidade, prometendo tudo e a todos as vezes fazendo a política “FINAN$I$TA”, ou seja: a má política. E depois? Quais os benefícios concretos recebidos pelos itapetinguenses por esses candidatos, conhecidos como “copa do mundo”? Para melhor compreendermos esse acontecimento, analisemos agora a votação de alguns candidatos na última eleição em 2014, neste caso, vamos analisar a eleição para DEPUTADO ESTADUAL:  

Heraldo Rocha (DEM) ——3.470
Hérzem Gusmão (PMDB)–2.714
Coronel Serpa (PTdoB)—–2.201
Timótio Brito (PSD)———–2.130
Sandro Régis (DEM)———1.733
Augusto Castro (PSDB)——-779
Sildelvan Nóbrega (PRB——722
Pastor Valdemar  (PSC)——-535
Carlos Lacerda (PTC)———513
Fábio Souto (DEM)————450

Total: 15.247 fonte Uol

Levantamos aqui, conforme tabela acima a votação de 10 candidatos a deputado estadual votados em nossa cidade, isso significou nada mais nada a menos do que 15.247 votos e ainda há mais casos, mas a reflexão que gostaria de fazer é a seguinte: o que Itapetinga ganhou com esses votos? Quanto de Emendas, Obras, Empregos, Equipamentos, Ações, essas pessoas trouxeram para nossa cidade? Quero fazer justiça ao líder dessa lista que no passado contribuiu com o desenvolvimento de nossa terra, porém, há muito tempo foi preterido por seu partido e hoje só disputa para cumprir tabela, o segundo da eminente lista fez o que por Itapetinga? Levou os votos daqui para se cacifar como candidato a prefeito de Vitória da Conquista, onde hoje faz um péssimo mandato a mesma argúcia se aplica ao quarto aqui listado em relação ao município de Teixeira de Freitas. Bem, o dado concreto é que entregamos 53,80% dos votos válidos em 2014 para essas pessoas. E para que? Para nada, para coisa alguma.

Desta forma, se faz necessário uma profunda reflexão de nosso povo em relação as eleições deste ano, para que não voltemos a cometer erro tão grosseiro. Precisamos utilizar os nosso votos a favor de Itapetinga e não permitir que os aventureiros de plantão levem a nossa confiança e não devolvam a boa fé e esperança que depositamos neles. Vamos Refletir.

André Dantas,
Graduado em Ciências Contábeis – UESB
Pós-Graduado em Gestão Pública – FVC
Mestrando em ADM. Pública – FLACSO/FPA

7 Comentários para: “ARTIGO: O QUE SIGNIFICA ESSES VOTOS PARA ITAPETINGA?

  1. Quênia

    Está desinformado, Heraldo Rocha não vai ser candidato .Se o governador ajudasse provavelmente os deputados estaduais oposição à Rui Costa faria mais por Itapetinga e região principalmente onde o governador não tem interesse nem se quer para conquistar como ele mesmo disse na rádio que apesar de não ter ganho as eleições em Itapetinga ele não aguardaria mágoas e iria conquistar o povo de Itapetinga para na releição poder votar nele, será mesmo que ele conseguiu essa conquista?

    Responder
  2. Anônimo

    Pelo andar da carruagem infelizmente não será dessa vez ainda que o povo vai acordar e fazer uma reflexão tão séria quanto a descrita acima. Já é possível constatar os mesmos e novos candidatos que são apresentados pelos chamados líderes políticos com o mesmo perfil. Cujo o apoio se deve aos favores, acordos ou dívidas políticas. Um dia o povo há de acordar.

    Responder
  3. Natan

    Rosemberg Pinto (PT)-5.338 liderando a lista do mais votado em Itapetinga Ângela Sousa (PSC)-1033 sexta mais votada Os dois deputados que são aliados ao governador pouco faz por Itapetinga , e o que faz faz uma maior confusão como foi com o ponto SAC a deputada diz que é uma ação dela o deputado duzentos que é dele , o mesmo a aconteceu com o carro viatura da polícia Ângela Sousa diz que ela foi a benfeitora Rosemberg Pinto diz que foi ele , no fim diz que é dos dois , agora estão trabalhando juntos é o pai e a mãe do que manda para Itapetinga.

    Responder
  4. ANE

    Significa que o governador não tem êxito em sua administração pois a relação com a assembleia legislativa onde atua os deputados estaduais não é lá muito harmoniosa, nem mesmo as cobranças o governador não atende.

    Responder
  5. JAIR DAS VILAS

    MUITO BEM A APRESENTAÇÃO ACIMA.
    AGORA FICOU FÁCIL VOTAR.
    NENHUM DOS APRESENTADOS PODE REALMENTE NOS REPRESENTAR.
    NÃO PODEMOS MAIS NOS EMPENHARMOS A DAR OU ATÉ MESMO CORRER ATRÁS DOS VOTOS PARA ELES.
    TEMOS QUE SER JUSTOS.
    ATÉ MESMO O APRESENTADOR NOS MOSTRA QUE NENHUM DELES MERECERAM NOSSO VOTOS.
    NENHUM DELES SÃO CONHECIDOS DOS ITAPETINGUENSES.
    DE QUE ADIANTA TANTA FALARMOS DE CORRUPÇÃO, SE ELES ESTÃO DE VOLTA ?
    OU O POVO ACORDA, OU VIVEREMOS SEMPRE SER MANIPULADOS POR ELES.
    ATÉ AQUELES QUE FORAM ELEITOS EM NOSSA CIDADE (VEREADORES, PREFEITO E VICE-PREFEITO) VIVEM O DIA A DIA ANDANDO COM “OS CANDIDATOS COPA DO MUNDO – DE 4 EM 4 ANO”.
    OS VEREADORES, PREFEITO E VICE-PREFEITO TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA.
    O POVO TEM QUE ACORDAR.
    ITAPETINGA E A REGIÃO TEM QUE ACORDAR.
    NÃO VOTO EM NENHUM DESSES QUE FORAM APRESENTADOS ACIMA.
    DESSA VEZ ESTOU COM O ITAPETINGUENSE TUCA DA POLÍCIA CIVIL DE ITAPETINGA PARA DEPUTADO ESTADUAL..
    VERDADEIRO REPRESENTANTE DA NOSSA REGIÃO
    JÁ NOS REPRESENTA NA SEGURANÇA PÚBLICA DA NOSSA CIDADE E DE NOSSA REGIÃO.
    TÔ COM TUCA DA POLÍCIA CIVIL DE ITAPETINGA.
    ROBERTO ALVES, POSTA MATÉRIA AI SOBRE TUCA DA POLÍCIA CIVIL DE ITAPETINGA

    Responder
  6. BRUNO

    PARA ANDRÉ DANTAS.
    VOU RESPONDER SUA PERGUNTA.
    PERGUNTA: “O QUE SIGNIFICA ESSES VOTOS PARA ITAPETINGA?
    RESPOSTA: “NADA”
    NÃO VOTEI EM NENHUM DESSES AI. MAS FAÇO PARTE PORQUE SOU ITAPETINGUENSE
    AQUELES QUE VOTARAM, VOTARAM ERRADO.
    AQUELES QUE CORRERAM ATRÁS DELES PARA QUE O POVO PUDESSE VOTAR NELES, HOJE ESTÃO QUERENDO GANHAR “DINHEIRO NOVAMENTE” PARA QUE OS ITAPETINGUENSES VOTEM NOVAMENTE.
    CONCLUSÃO: POVO ITAPETINGUENSE, NÃO VOTEM EM NENHUM DELES. ELES NÃO MERECEM NOSSO VOTO.
    QUANDO OS VEREADORES, PREFEITO E VICE-PREFEITO VIEREM ATRÁS DE VOCÊS, CORRAM DELES. ELES ESTÃO GANHANDO DINHEIRO PARA ISSO. VOTEM CONSCIENTE. MESMO QUE SEU CANDIDATO NÃO GANHE. MAS SÓ TIRAREMOS ESSES PILANTRAS SE NÃO VOTARMOS NELES.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *