ITAPETINGA: OPOSIÇÃO CRESCE E FRENTE DE BOLSONARO DIMINUI NO SEGUNDO TURNO

Vamos a uma pequenas análise da votação para presidente em Itapetinga (BA). Veja que no primeiro turno o candidato do PT, Fernando Haddad, obteve 10.410 votos no município e o candidato do PSL, Jair Bolsonaro , conseguiu 14.886 votos. A frente entre Bolsonaro e Haddad foi de 4.476 votos na votação do primeiro turno.

Já no segundo turno o candidato do PT conseguiu ampliar sua votação no município obtendo 14.784 votos; já o candidato Bolsonaro obteve 17.138 votos. A frente entre Haddad e Bolsonaro foi de 2.354 votos.

Essa votação deixa claro que os votos de Haddad no município consistem no grupo do governo do estado. E os votos de Bolsonaro não podemos condicioná-los a um grupo, principalmente ao grupo do atual Prefeito, já que o seu candidato ao governo, João Santana (PMDB), obteve apenas 1.432 votos e o seu candidato a presidente, Meireles (PMDB), conseguiu 412 votos. Para deputado, o gestor não conseguiu dar nem 5 mil votos ao seu estadual, Pedro Tavares (DEM).

A onda Bolsonaro conseguiu votos que não são rotulados a um determinado grupo de situação; enquanto que os votos de Haddad estão mais caracterizados ao grupo de oposição ao governo municipal. Ou seja: sendo mais fácil um candidato do governo do estado em 2020 com o grupo unido já ter em vista essa votação em uma candidatura local.

Por Roberto Alves

13 Comentários para: “ITAPETINGA: OPOSIÇÃO CRESCE E FRENTE DE BOLSONARO DIMINUI NO SEGUNDO TURNO

  1. calgevara

    Interessante essa “análise” política. Então, o perdedor em todas “esferas” – o Federal não é PT – foi o vencedor nessas eleições… Foi Dilma que escreveu?

    Responder
  2. Anônimo

    Muito boa a análise. Votei em Haddad que apesar de não ter sido eleito teve uma votação expressiva. Não voto em partido por isso não escolho por partido, mais entendo que os números servirão para análise dos partidos. Como vivo num país democrático respeito e reconheço a vontade da maioria e sinceramente espero que a mudança tão desejada aconteça. Que Deus abençoe o novo presidente e prepare os brasileiros para a mudança tão esperada entendendo que toda mudança traz consigo pontos positivos e negativos dependendo do ponto de vista de cada um.

    Responder
  3. Wellinton Brito

    pra mim o grande perdedor foi o MDB (antigo PMDB) não só em itapetinga mas no estado conseguir apenas uma deputada estadual e nenhum federal

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *