ITAPETINGA: SECRETÁRIO DE SAÚDE CONCEDE ENTREVISTA COLETIVA E MULHER MORRE NA UPA COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS

O secretário Municipal de Saúde, Hugo Cunha, começou respondendo o nosso questionamento, que inclusive havíamos publicado no “Cidade Acontece”, a respeito da demora do resultado dos testes, levando em consideração de que várias cidades da região, que fizeram os testes depois de Itapetinga, cujos resultados já foram liberados.

Os resultados dos testes ainda não chegaram 

Hugo coloca de que no dia 19 o primeiro teste coletado no dia 18 foi enviado para o Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública. Até esta quarta-feira, dia 01, não havia nenhuma posição do laboratório em relação a resultados. “A resposta é de que estão em congestionamento – sobrecarregados”. Até a realização desta coletiva existem 12 casos suspeitos no município.

 Evento do PT foi realizado antes do comunicado oficial da OMS

Sobre o evento realizado no último dia 14 na Câmara de vereadores pelo Partido dos Trabalhadores, onde o ex-prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, esteve participando, Vitor Gama, coordenador da Vigilância Epidemiológica, explicou de que “o referido evento ocorreu dia 14, e o comunicado oficial pela OMS – Organização Mundial de Saúde, foi a partir do dia 15.” Mesmo porque a própria Prefeitura realizou uma Feira de Saúde nos dias 12, 13 e 14 de março, assim também como a Fundação José Silveira (ambas com aglomerações, como mostra a foto. Veja:

Vitor finalizou dizendo que a partir da análise da vigilância saúde de Itapetinga analisando o período epidemiológico “a gente está seguro de que respeitando as informações que temos em mãos, que nossos munícipes que não tiveram contato a partir daquela data com ele [Adroaldo], não apresentam riscos mais”, pontuou.

Três médicos com mais de 60 anos foram afastados 

 O secretário disse que servidores da saúde acima de 60 anos foram dispensados do serviço, além de gestantes. Em relação à falta de médicos e de medicamentos nos postos, Hugo Cunha afirmou de que três profissionais médicos – todos com mais de 60 anos – foram afastados, sendo os profissionais Nilton, Carlos Dutra e Rodolfo Schettini. Sobre a falta de medicamento nos postos, o secretário disse que por causa da pandemia, algumas empresas não estão servindo o produto ao município, mas as ordens de fornecimento já estão assinadas e os pedidos já foram disparados.

Funcionamento de um hospital para o combate ao Covid-19

Está sendo avaliada a possibilidade do funcionamento de um hospital para o combate ao Covid-19, pois de acordo Cunha, a fala do governador é de que não se deve mandar os pacientes suspeitos ou confirmados de Coronavírus para os hospitais regionais, uma vez que existem outros pacientes com outras enfermidades e podem ser contaminados. Na fala do secretário, o Cristo Redentor não deverá ser utilizado, já que possui pacientes com outras enfermidades. Cunha ainda avaliou de que as pessoas da comunidade que tiverem sintomas de gripe, não procurar o hospital e nem a UPA, têm que ligar nos números disponibilizados para que a equipe vá até essas pessoas.

Barreiras Sanitárias para monitoramento não deram certo

Sobre as Barreiras Sanitárias, que foram prometidas que começariam no dia 17, época do Decreto do prefeito, porém, só foram começar nesta terça-feria (31), o secretário disse que tentou colocá-las realmente no dia 17, como assegura o Decreto, mas, não teve material humano ou seja, um quadro efetivo de pessoas para se deslocar para essas barreiras. De acordo o secretário o município ainda tem dificuldade, uma vez que a ideia era fazer as barreiras na BA – tanto no posto da Polícia Rodoviária; na saída para Macarani, assim também como na entrada da Azaleia (trevo) – porém, o município não obteve retorno. Foi explicado de que não se pode invadir uma jurisdição de uma estrada estadual, tendo que recuar e planejar novamente como fariam as barreiras, que seriam sanitárias, mas que estão sendo barreiras educativas, uma vez que o município não tem como isolar todas as entradas da cidade. No entanto o próprio secretário disse que a cidade de Itororó está fazendo as barreiras e que até ligou para o jurídico da prefeitura da cidade vizinha para obter informações e copiar para tentar fazer as barreiras sanitárias em Itapetinga.

Ônibus particulares continuam fazendo viagens???

Ônibus de empresas particulares que estão fazendo viagens devem ligar, foram colocados à disposição os números para que seus responsáveis entrem em contato com o município antes das viagens, para que as pessoas que chegam sejam monitoradas para que fiquem em quarentena.

Rede de Oxigênio poderá ser instalada

Cunha acrescentou que em relação à aparelhagem, a prefeitura não tem hoje disponibilidade de compras de RESPIRADORES, uma vez que o prazo mínimo de entrega do produto seria de 90 dias, ficando assim distante do que coloca o Ministério da Saúde em relação ao chamado “pico da curva.” No entanto Cunha assegurou de que o município estaria fazendo orçamento da rede de oxigênio para que seja instalada, para pacientes de sintomas leves… 

 Garis trabalhando sem material de proteção 

Em relação aos Garis, o secretário disse que hoje o município não fornece material de proteção a esses profissionais de outras secretarias, uma vez que não tem material suficiente e também não o encontra para compra, porém, Hugo garante que um pequeno lote de material de proteção estaria sendo enviando pelo governo do Estado ainda nesta quarta-feira para Itapetinga, sendo o primeiro lote (luvas, álcool e máscaras).

Proposta do dinheiro do pré-sal será levada ao “Gabinete de Crise”

Sobre os R$ 2 milhões de reais do pré-sal que a prefeitura recebeu, Cunha disse que levará a proposta ao “Gabinete de Crise”, sobre uma possível utilização do recurso, que no caso, seria na compra de cestas básicas e medicamentos à população – questionamento que vem sendo feito por este blogueiro e radialista.

Paciente morre na UPA com suspeita de Coronavírus

Também respondendo a este blogueiro, secretário disse que uma paciente esteve internada na UPA, apresentando quadros de falta de ar, de insuficiência respiratória, sendo entubada e colocada no ventilador mecânico da unidade, porém, nesta quarta-feira a paciente morreu por volta das 14h. O secretário colocou de que foi feito a coleta do material da paciente (ainda com vida) e que será enviado ao Laboratório Lacen.

Coordenador da UPA disse que a paciente estava febril

O coordenador da UPA, Marcone Vieira, disse que a paciente deu entrada na Unidade no estado febril, sendo que a mulher veio de um parto cesariana há 7 dias no hospital Cristo Redentor. Marcone disse que não pode de imediato afirmar a causa da morte da paciente, mas disse algumas sintomatologias podem ser correlacionadas ao Coronavírus, mas não se pode afirmar. A paciente veio da cidade de Trancoso para ter criança em Itapetinga.

Por Roberto Alves 

2 Comentários para: “ITAPETINGA: SECRETÁRIO DE SAÚDE CONCEDE ENTREVISTA COLETIVA E MULHER MORRE NA UPA COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS

  1. Falida e sem moral

    Esse secretário e bom! Atuante educado sempre pronto seria bom se os outros fossem assim. O pior é o da falida comutran esse não atende ninguém só reclama do PT tudo dele é cupa do PT e não tem controle com o povo contratado esse povo deveria ser demitido porque ninguém tá indo trabalhar até a recepção tá ficando um agente feche as portas e demite esse povo contratado que não quer trabalhar

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *