ITAPETINGA: SUPOSTO AGROTÓXICO NA ÁGUA DE ITAPETINGA PREOCUPA POPULAÇÃO. SERIA ESSA A CAUSA POR TANTA MORTE DE CÂNCER NO MUNICÍPIO???

27 Agrotóxicos detectados na água de Itapetinga???

Uma matéria publicada na última quinta-feira (18) vem preocupando e muito a população de Itapetinga e região. De acordo o blog Bahia.ba, águas que abastecem cidades baianas estão contaminadas por AGROTÓXICO, aponta estudo.

Ainda de acordo o blog, “todos os  27 agrotóxicos que são obrigatoriamente testados por lei foram encontrados no abastecimento dos municípios de Camaçari, ITAPETINGA, Mucugê e São Félix do Coribe. Salvador apresentou 16 das substâncias testadas.”

Em determinado trecho da matéria onde cita Itapetinga, apalavra CÂNCER é citada, assim também como outras doenças. Essa seria a causa de várias pessoas da cidade morrerem de CÂNCER???

Atenção população: nos dados das cidades reunidos na pesquisa onde cita Itapetinga a palavra “CÂNCER” aparece. Veja:

Itapetinga

27 agrotóxicos detectados
11 associados a doenças crônicas como CÂNCER, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos
6 agrotóxicos detectados acima do limite considerado seguro na União Europeia.

Veja matéria completa clicando no LINK . Com a palavra o SAAE de Itapetinga – órgão responsável pela água que consumimos na cidade; o Prefeito e os vereadores. O espaço está aberto.

Por Roberto Alves

12 Comentários para: “ITAPETINGA: SUPOSTO AGROTÓXICO NA ÁGUA DE ITAPETINGA PREOCUPA POPULAÇÃO. SERIA ESSA A CAUSA POR TANTA MORTE DE CÂNCER NO MUNICÍPIO???

  1. carlos do IF Baiano

    Em uma matéria sua que está circulando nas redes sociais diz que água de Itapetinga é de qualidade, agora não é mais? O órgão é o mesmo, os profissionais técnicos são os mesmos. A água que abastece Itapetinga até pode ter essas quantidades de agrotóxicos, mas é tratada e chega nas casas com qualidade. Porém fica um questionamento: Se nossa região é pecuária, os nossos fazendeiros não tem o costume de beneficiar a terra, como a nossa água tem essa quantidade de agrotóxicos? Barra do Choça que utiliza a mesma água do Rio Catolé, utiliza agrotóxicos na maioria de suas terras, teve a avaliação diferente de Itapetinga.

    Responder
  2. Política Sim, políticagem Não!!!

    Muito preocupante,mas isso não é um caso isolado como vc mesmo cita na matéria e câncer não de um dia para o outro então vamos formular melhor essa matéria, pois se pessoas tenham morrido de câncer em Itapetinga e região,a culpa não é dos novos gestores e sim de outras administrações não vamos fazer políticagem com esse tipo de assunto, vamos nos unir para o bem do povo de todas regiões onde foram detectados esses agrotóxicos e procurar puni os agricultores que contaminam o solo e em consequência o lençol freático. vamos uma política sem políticagem meu caro, mais responsabilidade com o que falamos e escrevemos, não estou nem A, e muito menos B, é uma dica.

    Responder
  3. Alana Almeida

    Parabéns, Roberto, por expor essa situação preocupante. Amo esse blog, pois sempre trata dos temas mais polêmicos e verdadeiros

    Responder
  4. Mariana Rios

    Um dos grandes problemas em Itapetinga é a realização de capina química, o que é proibido pela ANVISA desde 2010 e no entanto a prefeitura continua efetuando a compra de glifosato e utilizando nas ruas da cidade, isso pode sim contaminar o lençol freatico. Se tiverem dúvidas observe o pessoal com as bombas nas costas pela cidade, o que acham que tem ali dentro? Água?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *