SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO VISITA ESCOLAS EM ITAPETINGA E NOVAS PARCERIAS SERÃO IMPLANTADAS

A visita do secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, a Itapetinga neste domingo (08), abre a chance de serem implementados novos cursos, também abrindo a possibilidade de ter um Centro de Educação Profissional, instrumentalizando o aluno para o mercado de trabalho, assim também criando novas oportunidades.

De acordo com secretário, é a continuidade de diversas modificações introduzidas na rede, que começaram em fevereiro deste ano, envolvendo Pronatec e Mediotec. “Estamos no sentido de consagrar a oferta de educação profissional no município”. O secretário relatou ainda de que a tendência natural é que a cidade de Itapetinga venha a ganhar um Centro de Educação Profissional.

Além de diversas mudanças, o município também deve receber um Centro Juvenil para trabalho com ciência e cultura. Pinheiro colocou que o desafio do governo do estado é completar o ano de 2018 com os 27 territórios com os núcleos dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura – uma escola que não tem matrícula, os alunos da rede municipal podem participar. “É uma forma do estado ajudar na educação do município”. Algumas parcerias já começam em agosto, a exemplo da parceria com o Mediotec e com os institutos federais ou Pronatec – cursos que já haviam sido programados.

De acordo o coordenador do Núcleo Regional de Educação de Itapetinga/NRE 08, Alécio Chaves, o estado está nas últimas tratativas para novos cursos ou parcerias, uma vez que o secretário visitou os colégios Alfredo Dutra, Ginásio Agro Industrial e o Polivalente. “A questão agora é a própria logística, a respeito da liberação através do Conselho Nacional de Educação, mas provavelmente deverá ser o colégio Alfredo Dutra, pela a própria estrutura. O impostante é que venha para o município”. Chaves ainda destaca que para o colégio Industrial vem sendo pensado um projeto diferenciado, que é o Centro de Juventude Ciências e Cultura, pois o jovem reclama muito sobre a falta de oportunidades e o governo do estado está possibilitando essa oportunidade ao jovem itapetinguense. “Me sinto muito feliz, pois é uma demonstração de que não se faz educação sozinho, mas, com vários parceiros e estamos contando com o nosso secretário Pinheiro nos dando total apoio”, finaliza o coordenador Alécio. O deputado Rosemberg Pinto (PT) foi representado pelo o seu assessor, Jeremias Pereira.

Parceria com Hospital Cristo Redentor

De acordo o secretário, que agradeceu a presença do coordenador do Hospital Cristo Redentor, Leonardo Matos, o governo do estado está buscando duas parcerias importantes na área da saúde, sendo o atendimento à turma de enfermagem, além de ofertar o próprio curso de enfermagem nas escolas do estado. “Tem ainda um programa que estamos discutido com o Ministério da Saúde, que é a questão da formação dos agentes comunitários de saúde. Pra fazer essa formação, nós vamos precisar muito da estrutura dos hospitais”, reforça Pinheiro.

O coordenador do Hospital Cristo Redentor, Leonardo Matos, disse que a instituição está de braços abertos. “Queremos avançar com essa parceria e ampliar ainda mais os cursos profissionalizantes, dando oportunidade para as pessoas fazerem os estágios na instituição e torcer para que no futuro, sejam geradas mais vagas de empregos e a gente dar continuidade ao trabalho que é realizado em Itapetinga”, finaliza Matos.

Por Roberto Alves

4 Comentários para: “SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO VISITA ESCOLAS EM ITAPETINGA E NOVAS PARCERIAS SERÃO IMPLANTADAS

  1. D. Maria

    Ele deveria investir! Tem escola estadual precisando de reforma no laboratório de química e física, precisando de computador novo e escolas em Itapetinga sem merenda. Meu filho diz que não tem merenda na escola e não é só uma não.

    Responder
  2. Leitor

    Ótima a vista do secretário, que além de um chefe de estado também é Senador da república. E infelizmente não foi recepcionado pelo prefeito da cidade e nenhum representante do mesmo, que tem assessor especial. Além do que foi citado na bela matéria vale também frisar que, o pessoal do quadro funcional apoio das escolas (seja no auxílio geral ou no administrativo) será mantido com seus contratos estendidos afastando o fantasma da terceirização, o que faz com as escolas funcionem de forma plena e mais tranquila.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *