TUBOS DE AMIANTO: UM RISCO À SAÚDE DE NOSSA POPULAÇÃO?

Por Hélder Serafim – As obras realizadas pelo SAAE nas ruas do centro de Itapetinga, expôs um sinal de alerta à saúde de nossa população, os velhos tubos de amianto. Pelo seu baixo custo e fácil manuseio a fibra mineral do amianto era largamente empregada em tubos, caixas d’águas e telhas.

Acontece que o uso do amianto foi proibido em mais de 60 países, inclusive o Brasil, pelo seu potencial altamente cancerígeno. As fibras de amianto apresentam sérios riscos à saúde se inaladas ou ingeridas, sendo associadas à formação de cânceres do pulmão, aparelho digestivo e orofaringe.

Segundo a especialista em amianto do Ministério do Trabalho, Fernanda Giannasi “existe o risco, o produto com o tempo vai liberando as fibras e a ingestão pode causar a formação de tumores”. Com os riscos à saúde apresentados, até que ponto é viável a substituição dos velhos tubos de Amianto??? Com a palavra o SAAE e a qualidade do serviço oferecido por décadas ao povo de Itapetinga.

Por Hélder Serafim

6 Comentários para: “TUBOS DE AMIANTO: UM RISCO À SAÚDE DE NOSSA POPULAÇÃO?

    1. helder silva serafim machado

      Caro Marquinhos, obrigado. Temos necessidade de aprofundar a discussão sobre tema e cobrarmos das autoridades as providências necessárias.

      Responder
  1. Geovane Thomas

    A venda e fabricação de materias de amianto já é proibida pelo Supremo Tribunal Federal em todo o Brasil,por tanto o SAAE não poderá mais trabalhar com tubos de amianto,o correto é tupos de PVC.Em muitos municipíos a mudança ocorre com parceria PREFEITURA e ESTADO

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *