A aberturara foi nesta segunda-feira (28), no Colégio Modelo. Palestra com o professor, Tadeu Botelho. Uma organização Secretaria Municipal de Educação, Equipe da Juventude e Departamento Municipal de Cultura. Por Roberto Alves/Fotos: Fábio Nogueira
“A busca de uma identidade cultural nordestina passa por vários tipos sociais, entre eles, o cangaço. É importante a juventude saber para que não pense que ser nordestino é apenas uma questão geográfica. O nordeste é o lugar de uma cultura fortíssima”, pontuou o Professor Tadeu Botelho, em palestra na abertura.
“O que eu posso dizer, que foi uma excelente palestra e um grande momento de abertura dessa 1ª semana do cangaço”, disse Maurício Gomes, coordenador municipal de cultura.
O 2º dia foi nesta terça (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde aconteceu palestra com o professor, Eduardo Fiscina, para os alunos do Colégios José Marcos Gusmão e Paulo Hagge. Pela noite aconteceu exibição do filme, os últimos cangaceiros, para os alunos dos Colégio José Marcos Gusmão. Nesta quarta-feira (30), a programação continua no Colégio Alfredo Dutra, a partir das 8:00h.
“Como o nordestino é brasileiro, nós temos que conhecer mais a fundo, além do que diz a mídia. Temos que conhecer muito mais essas figuras, meio mito, mas seres humanos e também compreender o seu entorno, o contexto do movimento em que surgiu Lampião e que surgiram esses cangaceiros da era de Lampião”, destacou Cristal Ferraz, representante de cultura da Secretaria de Cultura do Estado.
O professor Eduardo Fiscina, coordenador da Equipe da Juventude é um apaixonado pelo cangaço e sempre pesquisou o tema, ele também é um dos coordenadores da 1ª semana do cangaço no Município, “o que nós queremos na verdade, é proporcionar uma reflexão do que foi o cangaço. Temos aqui vários estudantes universitários, amigos representantes de instituições, a excelente palestra do professor, Tadeu Botelho e a juventude do Colégio Modelo aqui presente”, disse o professor Eduardo Fiscina. O evento começou no dia 28/07 e vai até o dia 01/08 de 2014.
1 comentário em “1ª SEMANA DO CANGAÇO EM ITAPETINGA”
muito bom o evento, gostei, principalmente da palestra do professor Botelho