ITAPETINGA-BA – Piscicultores e Agricultores da Associação de Piscicultura de Itapetinga participam do CURSO AGRICULTURA ORGÂNICA E CULTIVO DE HORTALIÇAS, iniciativa que é fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-BA), o Sindicato Rural de Itapetinga, CONSULCOOP/BA (Cooperativa dos Consultores Autônomos) e as secretarias de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI) e de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Itapetinga (Prefeitura Municipal).
O curso, voltado para agricultores familiares de Itapetinga, teve início na manhã desta quarta-feira (12/11/14), com a apresentação da Sra. Márcia do SRI (Sindicato Rural de Itapetinga), do Consultor da CONSULCOOP/BA), Sr. Luiz dos Santos Cardoso, conhecido no meio rural como (Luizão) Instrutor do curso e do secretário de Agricultura de Desenvolvimento Econômico do Município, Sr. Sidinei Mendes, na sede da Associação dos Piscicultores de Itapetinga.
O Curso consiste em duas etapas: Prática e Teórica, Aula de Campo sobre Horta Orgânica, preparo de canteiros e covas; transplantio e plantio direto, formação de mudas, sementeira em canteiros e a utilização de técnicas que não agridem o meio ambiente.
O instrutor Luiz dos Santos Cardoso (Consulcoop/BA), com vasto conhecimento na área, fala sobre cultivo das principais hortaliças, principais pragas e doenças em hortaliças e controle alternativo de pragas e doenças, sem uso de agrotóxicos.
Os participantes terão uma aula prática sobre o cultivo orgânico de hortaliças, onde receberão orientações sobre como preparar defensivos alternativos, composto orgânico e serão orientados ainda sobre preparo de canteiro e solarização.
Produção orgânica – A produção orgânica está vivenciando uma constante expansão e, nesse curso, o agricultor familiar tem a oportunidade de se beneficiar com práticas e técnicas apresentadas para oferecer ao mercado um produto saudável e de alto valor comercial.
Os alimentos orgânicos utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente. Agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores são proibidos na produção destes alimentos.
Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional, afirma o instrutor do curso, Sr. Luiz Cardoso (Luizão), destacando que a busca por uma vida mais saudável requer, também, alimentos saudáveis, livres de pesticidas e agrotóxicos.
Para o agricultor João do Campo (João Souza), este é o primeiro passo de um grande aprendizado. “Estou tendo a oportunidade de aprender que a agricultura orgânica nos leva adiante em um mundo em que muito se fala sobre aquecimento global e agrotóxicos”, declarou João do Campo.
Para o presidente da Associação de Piscicultura de Itapetinga, Sr. Domingos de Jesus (Domingão), o curso veio em boa hora, pois as chuvas que caíram na região ultimamente molharam o solo e aumentou a autoestima dos associados.
Já o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do Município, Sr. Sidinei Mendes, que assumiu a pasta recentemente, disse que a prefeitura não mediu esforços em colaborar com a realização do curso, numa parceria de bons resultados com os demais órgãos envolvidos.
Conteúdo do Curso de Agricultura Orgânica voltado para o Cultivo de Hortaliça.
Conteúdo do CURSO
O Apresentação de Materiais / Ferramentas / Utensílios / Implementos e Equipamentos;
Escolha da Área
O A Limpeza da Área / Manual e Mecânica
Seleção de Mudas
O Seleção e Tratamento das Sementes;
O Seleção e Tratamento das Partes Vegetativas
Plantio
O Sementes e Mudas;
O Transplantio;
O Partes Vegetativas;
O Raízes Colmos, Estaca e Rizoma
Práticas e Tratos Culturais
O Adubação Orgânica;
O Adubação Verde;
O Controle de Pragas;
O Preparo de Caldas;
O Colheita, Beneficiamento e Embalagem;
O Selo Orgânico, Transporte e Comercialização.