21 de julho, 2024

SEMANA POLÍTICA

ITAPETINGA: PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR SIDINEI MENDES REALIZA BATE-PAPO COM A PARTICIPAÇÃO DE CIDA MOURA

  • Cidade Acontece
  • 20 de julho de 2024

A comunidade das vilas já começa a abraçar a pré-candidatura à prefeita da ex-primeira-dama Cida…

Continue Reading »

ITAPETINGA | PRÉ-CANDIDATA CIDA MOURA OUVIU AS DEMANDAS DOS MORADORES DO NETO FERNANDES NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA

  • Cidade Acontece
  • 19 de julho de 2024

A pré-candidata à prefeita Cida Moura (PSD), esteve na noite desta quinta-feira (18.07) no residencial…

Continue Reading »

ITAPETINGA | DIRETORIA DO SINDICATO DE VERDADE DECLARA APOIO A CIDA MOURA

  • Cidade Acontece
  • 17 de julho de 2024

A diretoria do Sindicato de Verdade promoveu um café da manhã com a pré-candidata à…

Continue Reading »

ITAPETINGA | CIDA MOURA E AMANDA MOURA ESTIVERAM FIRMES COM ROSEMBERG E OTTO FILHO EM 2022

  • Cidade Acontece
  • 17 de julho de 2024

Os deputados Rosemberg Pinto e Otto Filho, deverão manter suas bases intactas e unidas para…

Continue Reading »
Juraci-Nunes
Juraci Nunes

BRASIL – Muitas vezes questionado pela sua baixa produtividade legislativa, mormente pelos escândalos que o envolve, o Congresso  Nacional , leia-se  (Câmara dos Deputados e Senado Federal),  por meio de proposta apresentada pelo Governo Dilma em 2010,  aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), composto de 20 ambiciosas metas  com aplicação prevista para os próximos 10 anos.

Segundo a Lei sancionada sem vetos pela Presidente Dilma, 10% do produto interno bruto, serão aplicados no setor, e os recursos garantidos pelos royalties do petróleo, oriundos do pré-sal, que ainda não atingiu a plenitude de sua operação.

Dentre as propostas contidas no Plano, a Lei prevê a audaciosa meta de erradicação definitiva do analfabetismo do Brasil, que ainda nos envergonha a todos, ocupando, assim, o desonroso  8º  lugar no ranking mundial,  em 2014, apesar da constatação do consideráveis  avanços  ocorridos nos últimos anos.

Além dos ambiciosos objetivos com investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto), que é tudo que se produz no país, o PNE traz em seu bojo a universalização da educação infantil (crianças na faixa etária de 4 e 5 anos), do ensino fundamental  (6 a 14 anos) e o ensino médio de (5 a 17 anos).

O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 25 de junho de 2014, prevê, ainda, a superação das desigualdades educacionais, com destaque para a promoção da cidadania e erradicação de todas as formas de discriminação, fundado em valores éticos e morais, o incentivo a expansão do ensino, sem se descurar da qualidade, e do princípio da universalização, visando uma gestão democrática da educação pública no País.

Mas é a valorização dos profissionais de educação inserta na Lei que é indubitavelmente o seu principal avanço. Atualmente a categoria percebe a menor remuneração, até mesmo entre os países fronteiriços do Brasil, realidade amplamente debatida por toda sociedade e apontada como a principal causa do baixo ensino público no país.

Para a efetiva concretização de todas as metas do PNE, o Governo Federal promoverá até o final dos próximos dez anos, pelo menos duas conferências distritais com engajamento de todos os municípios e estados brasileiros, coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação, no âmbito do Ministério da Educação. Nos termos da Lei, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de mútua colaboração para implementação das estratégias do plano.

Para fiscalizar o cumprimento de suas metas, o novo  Plano Nacional de Educação,  criou um conjunto de mecanismos de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, que serão realizadas pelo Ministério da Educação; Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ; Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado e Conselho Nacional de Educação.

Como é sabido, todos os anos, antes do início do ano letivo as secretarias de educação dos municípios brasileiros realizam a “Semana Pedagógica”, cujo escopo é a integração de todos os professores nos planos e metas a serem atingidas pelos membros da equipe, a avaliação do desempenho no ano letivo anterior e a conscientização para os grandes desafios do que se inicia, dentre outros.

Este ano, no entanto, creio, o debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e as profundas mudanças que serão introduzidas no ensino público brasileiro,  deverá dominar o fórum e os grupos de estudo,  notadamente nos municípios, isto porque, embora a Lei traga previsão de participação da  União e dos Estados,  são  os Municípios que terão papel fundamental em sua execução.

Em última análise, é nessa célula da federação que reside o maior número das demandas que aflige a educação pública brasileira, sobretudo no norte e nordeste brasileiro, e que urge imediatas soluções.

Com profissionais de educação de nível de excelência no seu corpo docente, na esfera municipal, Itapetinga tem tudo para dar à sua efetiva contribuição na execução das metas do novo PNE, a partir da realização da “Semana Pedagógica”, que determinará as diretrizes para a educação do município em 2014.

Todavia, o encontro só será exitoso se for permitido que o debate sobre o novo plano seja a grande estrela do encontro – e não podia ser diferente.

Juraci Nunes de Oliveira é radialista, ex-presidente da Câmara de Vereadores e

Bacharel em Direito.

 

 

WhatsApp
Facebook
Email

1 comentário em “BRASIL – PNE: METAS AMBICIOSAS PARA A EDUCAÇÃO”

Deixe um comentário

POLÍCIA

NEGO DI É PEGO NA MENTIRA APÓS QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

  • Cidade Acontece
  • 20 de julho de 2024

Nego Di, preso no último domingo (14), teve o sigilo bancário quebrado e foi acusado…

Continue Reading »

ITARANTIM | BLOGUEIRO EUCLYDES JÚNIOR MORRE CARBONIZADO DURANTE INCÊNDIO EM SUA RESIDÊNCIA 

  • Cidade Acontece
  • 7 de julho de 2024

Uma notícia triste abalou a cidade de Itarantim na madrugada deste sábado (06) para domingo…

Continue Reading »

MINISTRO MORAES NEGA SOLTURA DOS IRMÃOS BRAZÃO E DE RIVALDO BARBOSA 

  • Cidade Acontece
  • 3 de julho de 2024

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de soltura…

Continue Reading »

ITAPETINGA | MORADORES DO BAIRRO NOVA ESPERANÇA COBRAM DO PREFEITO REDE DE ESGOTO NA LOCALIDADE

  • Cidade Acontece
  • 27 de junho de 2024

Em mais um protesto, os moradores do bairro Nova Esperança, nas vilas, voltaram a cobrar…

Continue Reading »

MORRE O CANTOR NAHIM AOS 71 ANOS

  • Cidade Acontece
  • 13 de junho de 2024

O cantor Nahim Jorge Elias Júnior morreu na manhã desta quinta-feira (13) em Taboão da…

Continue Reading »

ILVA NIÑO, A “MINA” DE ROQUE SANTEIRO MORRE NO RIO AOS 89 ANOS

  • Cidade Acontece
  • 12 de junho de 2024

A atriz Ilva Niño, que interpretou a empregada Mina na novela Roque Santeiro e fez…

Continue Reading »