A euforia tomou conta do PT que realizou na manhã desta sexta-feira (27) a convenção da legenda na Bahia para sacramentar a chapa do partido. O governador Jaques Wagner esperava em torno de seis mil presentes e, de acordo com informações do partido, o evento chegou a receber cerca de 20 mil pessoas, superando todas as expectativas do governador. Além de Lula e da presidente Dilma, falaram o governador Wagner e os candidatos Rui Costa, Otto Alencar e João Leão.
Antes disso, o ex-presidente Lula se reuniu no Hotel Stella Maris onde estava hospedado, com algo em torno de duas centenas de prefeitos interioranos que participaram, posteriormente, da convenção. Durante o evento, foram tomadas assinaturas dos presentes para que venha ser apresentada uma proposta de origem popular ao Congresso Nacional para determinar que haja uma modificação no sistema político brasileiro, através de uma reforma política que, até aqui, os congressistas não tiveram interesse de fazê-la.
Este é um dos pontos capitais para mudar todo o sistema político do país, que atravessa um período de repulsão da sociedade, de maneira geral, aos políticos que transmitem uma imagem muito além de negativa, se é que isso é possível. Aliás, foi desta forma que aconteceu a Lei da Ficha Limpa. Os congressistas não se interessavam em fazê-la tramitar na Câmara e no Senado e foi necessário que houvesse uma manifestação popular, através de arrecadação de assinaturas, para que fosse possível o avanço. Por Samuel Celestino