O que vimos na internet e ouvimos nas rádios foi uma tremenda falta de respeito por parte dos vereadores com a comunidade que os elegeu. Um vereador abraçado a urna como se fosse um brinquedo que é seu e ninguém pode tomar. Outros vereadores querendo ir aos tapas com seus pares e a imprensa escrita e falada escrachando e esculhambando alguns vereadores e seus assessores. Lideres partidários, ou pessoas que se acham lideres indo as rádios e despejando arrogância contra alguns vereadores. Em meio a tudo isso estão os partidos políticos, pelo menos em Itapetinga, fracos, capengas e sem autoridade partidária. Isso mesmo, sem autoridade partidária e sem respeito e sem ética para com os seus filiados e liderados.
Os políticos devem sempre zelar pela vontade de seus eleitores que confiaram em suas ideologias de trabalho e com a ideologia e estratégia de governo de sua agremiação. O mandato eletivo deve ser coerente com o que foi apresentado durante a campanha eleitoral e deve ser respeitado até o final de deu mandato.
Como observa José Afonso da Silva, em sua festejada obra Curso de Direito Constitu-cional Positivo (Malheiros, 25ª ed. p. 406), a disciplina deve ser entendida como respeito e acatamento do programa e objetivos do partido, às regras de seu estatuto, cumprimento de seus deveres e probidade no exercício dos mandatos, bem como a aceitação das decisões tomadas pela maioria de seus filiados e militantes. Ainda segundo o mesmo autor, o ato indisciplinar mais sério é o da infidelidade partidária, que se manifesta de dois modos: a oposição, pela atitude ou pelo voto, a diretrizes legitimamente estabelecidas pelo partido; e o apoio ostensivo ou disfarçado a candidatos de outra agremiação.
Em Itapetinga isso é só o que acontece, vereadores eleitos por um partido que se diz abertamente que é da oposição apoiando e defendendo o poder executivo. Existem partidos que apoiam o poder executivo, mas em seus quadros existem vereadores que são contra o poder executivo. Esses vereadores deveriam ser expulsos dos seus partidos por infidelidade partidária porque não respeitam as diretrizes do partido.
Então o povo quer saber:
Porque é que os partidos da oposição não expulsa ou pede para os infiéis se desligarem das legendas que os elegeram?
Por que esses partidos que se dizem de oposição não vão as rádios ou a imprensa escrita da uma explicação aos eleitores que votaram em seus candidatos sobre a posição do partido e do comportamento dos seus vereadores?
1 comentário em “ELEIÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES: VERGONHA E FALTA DE RESPEITO”
HORRIVEL, ESSA ATITUDE DE NAARA.ELA PERDEU E NAO ACEITA A DERROTA