ITAPETINGA-BA – Mesmo com a chuva caindo na capital da pecuária, o público compareceu ao Colégio Modelo na noite deste sábado (15/11), para prestigiar a 6ª edição do Festival de Curta Metragem. Seis curtas produzidos em Itapetinga foram exibidos. Foram eles, Consumidor ou Consumido?, Além da Amizade, Um tal dum Rádio, Rock na Alma, Santo e o Pecado e Desaparecidos.
O festival de Curta Metragem de Itapetinga é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo seu Departamento de Cultura. Um festival que premia com troféus e dinheiro.
Com os olhos grudados na telona, o público gostou do que viu. No final as colocações foram as seguintes: 3º Lugar e levando 800 reais mais troféu ficou para o curta Consumidor ou Consumido?, do cineasta Nilton Cirqueira. O 2º colocado ficou para o curta Um tal dum Rádio, de Sérgio Gomes e Geraldo Francisco e faturou 1.000 reais mais troféu. O 1º colocado da noite ficou para a produção do grupo Alta Voltagem, com o curta Desaparecidos, que embolsou 1.500 reais, além de troféu.
“Queremos parabenizar a iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura por este trabalho maravilhoso. Itapetinga precisa disso, motivar as pessoas a produzirem cinema. Queremos agradecer a todos que participaram do filme”, destacou Éditon Silva”, um dos produtores do curta vencedor.
Nas categorias melhor ator e melhor atriz, Osvaldo Barbosa levou como melhor ator, pelo papel no curta Rock na Alma, já o prêmio de melhor atriz, foi para Dany Luz, pela participação em Santo e o pecado. Nestas categorias cada escolhido recebe 300 reais.
Os jurados, Carlos Maciel (radialista), Getrinho Guimarães (cineasta) e André Luiz (cineasta), tiveram dificuldade na escolha do vencedor, “nós percebemos uma evolução muito grande, os trabalhos melhoraram muito a qualidade. As pessoas estão engajadas e têm uma vontade muito grande de participar deste tipo de evento. Parabéns mais uma vez a Prefeitura, o Departamento de Cultura e ao Maurício Gomes”, disse Getrinho.
“Cada vez mais a 7ª arte, o cinema, ele cresce em Itapetinga e isso é que faz com que nós temos este incentivo de sair, mesmo com toda esta chuva, para ver gente nova fazendo cinema. Para nós naquele corpo de jurados não foi fácil. Os temas eram variados, criativos, mas graças a Deus chegamos ao um denominador comum e esperamos mais e melhores filmes para o próximo ano”, colocou Carlos Maciel.
para o diretor do Departamento de cultura Maurício Gomes, foi mais um trabalho realizado de forma positiva, tanto na qualidade das imagens e também do áudio deu para o público notar uma evolução significativa em termos de produção, além da interpretação dos atores e também na edição.“já está em pé de igualdade para concorrer com trabalhos de qualquer parte do Brasil. Nas primeiras edições só quem ganhavam o festival eram trabalhos de fora, hoje a produção de Itapetinga não deixa a desejar perante outros vídeos de qualquer parte do País”, revela Gomes.
Ainda de acordo com Maurício, nesta 6ª edição do festival de Curtas, ele manteve contatos com produtores de outros estados , que não participaram este ano, pois são profissionais que trabalham com jingles e produzem vídeos publicitários políticos e como estava no período eleitoral, isso acabou prejudicando esta participação e eles não tiveram tempo para produzir e participar do festival, mas ano que vem esses produtores estarão participando da 7ª edição do Festival de Curtas.
Por Roberto Alves/Foto: cidade acontece
2 comentários em “ITAPETINGA REALIZOU A 6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CURTA METRAGEM”
PARABÉNS AOS ORGANIZADORES DO EVENTO. TRABALHO MUITO BOM , GOSTEI DAS PRODUÇÕES,VALEU MESMO
fiquei satisfeito com o festival de curta metragem, todos os filmes foram bem elaborados e criativos, queria parabenizar a Mauricio Gomes pelo esforço e determinação de trazer essa arte a nossa região e a todos os organizadores de evento.