ITAPETINGA TEM PAPEL DE DESTAQUE NA MÍDIA REGIONAL NO PLANEJAMENTO DE VOLTA ÀS AULAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS 

O mundo ainda vive a angústia pela incerteza do retorno às aulas. Alunos, professores, pais, médicos, psicólogos, especialistas de várias áreas do conhecimento discutem e avaliam os enormes prejuízos provocados pela suspensão das aulas presenciais em decorrência da Pandemia da COVID-19, assim como os riscos de um retorno precipitado e mal planejado. Quando voltar? Como voltar? Acompanhe uma pequena fala do secretário Geraldo Trindade ao BA TV.

A própria OMS – Organização Mundial da Saúde já declarou que os países devem se esforçar na busca pela reabertura segura das escolas, preservando a saúde de crianças, adolescentes, profissionais da educação e das famílias. Para a entidade internacional é fundamental avaliar a situação da pandemia em cada local, assegurando investimentos logísticos e financeiros para que a retomada aconteça de forma segura.

Apesar da importância da discussão o que estamos vendo, entretanto, é o silêncio e omissão da maior parte dos estados e municípios, muitos por medo dos custos, outros por inoperância, outros por quererem colocar a responsabilidade unicamente sobre os ombros do governo federal. Aqui e ali também temos noticias de atitudes irresponsáveis de municípios que decidem pela reabertura precipitada das escolas sem o mínimo cuidado, planejamento e investimento.

Neste sentido, Itapetinga tem se destacado positivamente ao apresentar uma proposta de retorno presencial e à distancia que até o momento só tem recebido elogios da comunidade local e servido de exemplo para vários municípios. A estratégia de retorno apresentada em Live no último dia 04 pelo prefeito Rodrigo Hagge em conjunto com os secretários de educação Geraldo Trindade, e saúde, Hugo Cunha, surpreendeu pela clareza, objetividade, planejamento e investimento, além de demonstrar trabalho de equipe. Na Live foram anunciadas as datas de 01 de março para reinício do ano letivo de 2020 e 01 de maio para início do ano de 2021.

Itapetinga contratou a plataforma da Google para retorno das atividades via Internet para as escolas da Sede e de Bandeira do Colônia estão investindo bastante em segurança para volta presencial nas escolas rurais e de Palmares já no dia 01 de março.

A testagem de todos os alunos, professores e funcionários, os cuidados com o transporte escolar, o treinamento para professores e alunos nas plataformas digitais, o fornecimento de material para os alunos que não têm acesso a Internet e a segurança apresentada pela gestão municipal até o momento, passa muita confiança principalmente para os pais, professores e funcionários.

Independentemente das preferências políticas não podemos negar que a educação de Itapetinga voltou a ser referência positiva. A comunidade precisa acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e torcer para que tudo dê certo e em breve possamos ter nossas crianças de volta às escolas com segurança.

2 Comentários para: “ITAPETINGA TEM PAPEL DE DESTAQUE NA MÍDIA REGIONAL NO PLANEJAMENTO DE VOLTA ÀS AULAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *