ITORORÓ/MOVIMENTO PURO CINEMA PURO: O MANIFESTO

PuroCinemaPuro é uma escola para fazer arte e para criar a vida. Fazer é viver. O berço dos círculos de cultura é o cotidiano do povo. A fonte de nossa inspiração são as pessoas e os seres, seus anseios, seus medos, seus desejos, seus sonhos representados pela cultura popular.

Apercebam-se, este é o porquê. A Bahia é o nosso porto de partida, não há chegada marcada. A cultura nordestina é o nosso alimento. A vida dos esfarrapados é o nosso argumento.

O amanhã será narrado pelas ações de agora. A arte feita hoje jamais será lembrada pura e simplesmente como a arte do século XXI, porque estamos aqui e gritaremos a plenos pulmões: “Arte para os oprimidos!” Assim cantou o Poeta ao identificar essa carência: a “falta de cultura pra cuspir na estrutura”. E contra a correnteza da grande indústria cinematográfica acrescentamos ao ensinamento de Glauber, basta-nos uma ideia na cabeça, uma câmera na mão e a imaginação das massas.

Por isso o nosso cinema é “cinema puro”, é despossuído de matéria e sem recursos financeiros, ao mesmo tempo em que é “puro cinema”, essencialmente pura arte. PuroCinemaPuro é Cinema e é Teatro, também é Música, é Dança, é Artes Plásticas, é Artes Visuais, é Literatura, é todo o Saber das gentes.

Não é simples, tampouco é ingênuo, mas crente na revolução dos gestos do correr dos dias. Fazemos dele uma tendência no fruir da produção artística, fazendo arte como sobrevivemos a cada hora, a cada lida, porque somos artistas e esta é a nossa vida.

Artistas, vós que sois poetas da vida, venham! Juntem-se a nós e construiremos uma nova realidade. Venham! Leremos seus versos e faremos arte juntos! Porque a palavra é nossa e isto não podem nos tirar! Viva ao PuroCinemaPuro! Viva à Arte! Viva ao Nordeste! Viva à Bahia! O Brasil e o Mundo, viva!

Movimento Puro Cinema Puro,
Itororó/Ba, 2021.

2 Comentários para: “ITORORÓ/MOVIMENTO PURO CINEMA PURO: O MANIFESTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *