O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Itapetinga expressa veementemente seu repúdio às ações violentas perpetradas pelo movimento armado autointitulado “Invasão Zero” contra os povos indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe, na região do município de Itapetinga-Ba, no último dia 21 de Janeiro.
Lamentavelmente, esse trágico episódio resultou na morte da líder Indígena Nega Pataxó e deixou outros feridos, entre eles o Cacique Nailton Pataxó. Manifestamos nossa profunda solidariedade aos povos indígenas vitimados por esse ato de violência inaceitável.
Reiteramos nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos, da diversidade cultural e étnica, bem como da paz e convivência pacífica entre todos os cidadãos. A democracia exige respeito às diferenças e a coexistência harmoniosa de todas as comunidades.
Na oportunidade, evocamos as autoridades competentes, em especial o governo do Estado da Bahia, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério dos Direitos Humanos e Ministério Público a tomarem medidas imediatas para assegurar a proteção dos povos indígenas, bem como a implementação de políticas efetivas para a preservação de seus direitos e territórios.
Neste momento de consternação, reafirmamos nosso comprometimento com uma sociedade justa, inclusiva e pacífica, repudiando qualquer forma de violência e intolerância.
Diretório Municipal do PCdoB – Itapetinga
22 de Janeiro de 2024