POR QUE UMA VAGINA AINDA É CAPAZ DE CAUSAR TANTO ESCÂNDALO EM PLENO SÉCULO 21???

A obra intitulada “Diva”, da artista pernambucana Juliana Notari, que está polemizando nas redes, é a representação de uma vagina, misto de ferida aberta e flor de 33 metros, escavada na terra e feita para a Usina de Arte, na Zona da Mata, em Pernambuco.
“A instalação questiona a cultura falocêntrica, traz questões de gênero, de arte pública, de nossa relação com a terra”, diz Juliana. Por que o espanto então, quando representações de pênis e vaginas fazem parte obviamente da história da arte?
Em sua nova coluna, Ivana Bentes traz à tona a polêmica sobre a obra sem deixar de pontuar as cobranças feitas em relação ao emprego de homens negros na realização.
“A questão é importante mas extrapola a cena da arte. Temos que questionar sobre quem troca o ladrilho e pinta as nossas casas, os que erguem os centros culturais chiques que frequentamos”, afirma Ivana. “O sistema da arte também está assentado em exploração, racismo e desigualdade e terá sim que mudar junto com as mudanças que queremos. E sim esse é um choque necessário!”.
Mídia Ninja

2 Comentários para: “POR QUE UMA VAGINA AINDA É CAPAZ DE CAUSAR TANTO ESCÂNDALO EM PLENO SÉCULO 21???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *