A janela partidária dura 30 dias e ocorre de 06 de março a 06 do abril de 2024, 6 meses antes do pleito, para que parlamentares possam trocar de partidos sem perder o mandato.
Ainda se somam à janela partidária as novas regras que serão aplicadas, pela primeira vez, nas eleições municipais como: formação de federação partidária, partidos sem recurso para enfrentar o pleito devido não ter atingido as cláusulas de barreira, fusão de partidos e incorporação de partido. O certo é que em 2024 o pleito vai exigir muita cautela e compromisso dos candidatos com os partidos, nas eleições proporcionais.
Em Itapetinga a famosa janela partidária vem aí cheia de revelações na política local. Por exemplo vamos saber se o ex-vice-prefeito Alécio Chaves permanecerá no PSD ou migra de partido indo para o PT ou até mesmo outra sigla da base governista.
Outra revelação é em relação ao suplente de vereador Sidinei Mendes: o sindicalista continuará no PT, onde é suplente ou vai aceitar o convite do Podemos ou do PSB para se filiar e buscar uma cadeira na Câmara?
Outro ponto curioso é o presidente da Câmara João de Deus. João continuará no MDB ou vai para um partido da base governista: PT, PSD ou Avante??
Os vereadores Valdeir Chagas e Hildérico Nogueira deixarão o PDT e vão se filiar em novas siglas. Quais são?? Outros vereadores, inclusive da base do prefeito também deverão mudar de partido.
A maior curiosidade é mesmo sobre a ex-primeira dama Cida Moura. Com seu nome cotado para disputar a prefeitura, Cida deverá se filiar em um partido ligado ao governo do estado. Saberemos na janela partidária ou até mesmo antes qual será esse partido.
Por Roberto Alves
1 comentário em “ITAPETINGA: A JANELA PARTIDÁRIA VEM AÍ CHEIA DE REVELAÇÕES NA POLÍTICA LOCAL”
Minha SUGESTÃO — –> seria bom á Cida Moura ser escolhida candidata.
Por ela ser mais próxima de Jerônimo, e o mesmo ter feito o convite pessoalmente á ela.
Além de quê o Jerônimo sempre faz visitas na casa da Cida em tempos festivos. Sem ser visita oficial de agenda. Mas como amigo da família.
É um glamour um governador ESTANDO no poder chegar na nossa porta em todo tempo festivo, sabia ??
João de Deus — –> Como ele é um político em crescimento na cidade, que sempre defendeu á cidade batendo de frente com quem tá no poder, porque não é fácil…
Até porque ele NÃO gozava os privilégios da “mesa do Rei” (prefeito), mas o João lutava junto com á oposição pra defender a cidade, pois grandes perrengues Itapetinga passou e teve que ter gente pra “peitar” o prefeito
Aí o João de Deus lógico, dava para ser o representante de Antônio Brito, se filiando ao partido PSD, que é pra chegar com classe lá em Brasília toda vez que for visitar o gabinete do futuro Presidente da Câmara Antônio Brito.
Aí ficava Cida Moura buscando recursos lá em Salvador. Como ela já têm amizade com á família de Jero, nem precisa ser visita oficial. Ela ficava com á família na casa do governador uns dias lá.
Pois, quem JÁ TÊM intimidade com ele, é melhor pra cidade, galera, porque pode resolver á vida de muita gente da cidade, sabe??
Já quem NÃO TÊM intimidade com um governador, só faz visitas cheias de protocolo, que seguem um RITO, até porque governador não têm tempo, só hora agendada, marcada, e por aí vai.
Que a oposição de Itapetinga possa escolher às pessoas certas que farão o povo de Itapetinga comer o melhor dessa terra.
Com á ajuda de Jerônimo governador, Rosemberg futuro Presidente da AL – BA e Antônio Brito futuro Presidente da Câmara lá em Brasília.