13 de julho, 2024

SEMANA POLÍTICA

ITAPETINGA | SEXTOU COM CIDA MOURA NO BAIRRO QUINTAS DO SUL

  • Cidade Acontece
  • 12 de julho de 2024

Dando sequência sua agenda de pré-campanha, a pré-candidata à prefeita de Itapetinga, Cida Moura (PSD),…

Continue Reading »

ITAPETINGA | RÉU POR CRIME DE LICITAÇÃO, PREFEITO RODRIGO SE TORNOU UMA “ESPÉCIE DE LEPRA” PARA PRÉ-CAMPANHA DO SEU TIO

  • Cidade Acontece
  • 11 de julho de 2024

Talvez o seu próprio avô, o ex-prefeito Michel, ate mesmo por já ser uma figura…

Continue Reading »

APROVAÇÃO DE LULA SOBE PARA 54%, APONTA PESQUISA QUAEST

  • Cidade Acontece
  • 10 de julho de 2024

Uma nova pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) revela que a aprovação do presidente…

Continue Reading »

ITAPETINGA | BRIGA DE FOICE NOS BASTIDORES ENTRE PL E PSB PELA VICE NA CHAPA DO TIO DO PREFEITO

  • Cidade Acontece
  • 8 de julho de 2024

Os nomes do radialista Edilson Lima (PL) e do professor Alécio Chaves (PSB), estão no…

Continue Reading »

A cidade de Itapetinga esteve representada

Nesta quarta-feira (8), começou o I Seminário de Formação e Capacitação de Catadoras e  Catadores de Materiais Recicláveis  de Ilhéus, um evento organizado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb), em parceria com a Defensoria Pública da Bahia, Ministério Público da Bahia, Ministério Público do Trabalho e a CRV, com o objetivo de qualificar os catadores e catadoras de materiais recicláveis, transformando-os em agentes de limpeza.

O evento que acontece no Hotel Barravento, até sexta-feira (10), reúne centenas de catadores de Ilhéus, representantes da Coolimpa, cooperativa de reciclagem de Ilhéus; e  da Associação de  Reciclagem “Viver uma Vida Melhor”; além do gerente comercial e administrativo da CVR (Central de Valorização de Resíduos), Maurício Sena e o Dr. Leonardo Salles, Coordenador da 3ª Regional de Defensoria Pública da Bahia.

Serão três dias de palestras e oficinas, comandada pelo instrutor George Euzébio, especialista em Gestão Ambiental, tem o objetivo de promover o cooperativismo, a coleta seletiva e a política nacional de gestão de resíduos. Sobre a qualificação, o gerente da CRV, Maurício Sena explica que o Centro “vem desenvolvendo o projeto Catadores de Ilhéus, que é a inserção dos catadores no mercado de trabalho, enquanto ação da coleta seletiva e todo o programa educacional do município. Na data de hoje nós estamos começando o Seminário de Capacitação e Treinamento desses catadores e sexta-feira [10], que é o final do treinamento, eles deixam de ser catadores para tornarem-se agentes de limpeza. Eles passam a ser os principais elementos de introdução da coleta seletiva e também de ajuste da coleta, educando a sociedade quanto a importância desta cultura”.

O secretário da Sesurb, João Aquino, também destacou a importância da ação para os catadores ilheenses. “Hoje, sobre a coleta seletiva, eu posso dizer que ela se inicia de forma profissional, porque nós estamos qualificando esses agentes e essa demanda deve ser de todos, não apenas da associação dos catadores, da cooperativa, do município e de toda a população”, disse o secretário e convidou a população, “vamos abraçar essa causa, que esse é o bem comum para todos os nossos corpos”.

O Defensor Público, Dr. Leonardo Salles lembrou que o evento é o primeiro passo, rumo à implantação do processo de coleta seletiva. Para ele, a capacitação dos catadores levará Ilhéus “a um novo patamar, quando esse processo de implantação da coleta seletiva foi implantado”.  E, em nome da Defensoria Pública da Bahia, se coloca para prestar apoio e dar toda assistência jurídica às pessoas envolvidas”.

Já a presidenta da Coolimpa (Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa), Deizemeire da Silva Souza, diz que está enxergando incentiva como algo muito importante para cada um dos catadores de material reciclado e espera que outros eventos continuem acontecendo. “Dar prioridade aos catadores, é construir uma cidade mais limpa”, pontuou.  Assim como José Raimundo Bittencourt Noronha, secretário da Associação de Reciclagem “Viver uma Vida Melhor” (Associação Itariri), que se mostra grato por poder ter uma perspectiva como catador. “Fico muito feliz e grato, pois estávamos trabalhando no lixão e agora, podemos ter uma associação e trabalhar na reciclagem dos resíduos sólidos”.

Já para o Consultor Técnico em Coleta Seletiva, André Dantas, que representa a cidade de Itapetinga, no Médio Sudoeste, “Ilhéus passa a fazer parte de um grupo seleto de cidades que fecharam o Lixão e fazem a inclusão socioprodutiva dos catadores de forma digna e ambientalmente adequada, exatamente como manda a lei, enquanto Itapetinga dorme em berço esplêndido.”

Quem também prestigiou o Seminário foi o vice-prefeito Bebeto Galvão que lembrou que trabalhar a reciclagem reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com a Agenda 2030 – é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Ele explica: “esse é um pacto global, mas que tem uma dimensão local, ou localmente nós precisamos atuar em algumas frentes, dentre elas os recursos naturais e a sua preservação, o desenvolvimento sustentável, os ativos ambientais como parte desse esforço. Óbvio que para concluir esse ciclo é preciso pensar em uma economia circular que garanta não só que você faça o recolhimento do lixo da nossa cidade, dos resíduos sólidos da nossa cidade, mas dê uma destinação. E, ao fazer essa destinação dentro da economia circular, é preciso pensar o papel dos recicladores nessa trajetória. Por isso pensar globalmente e agir localmente é pensar no que nós estamos fazendo hoje”

O vice-prefeito ainda comenta: “hoje faremos um seminário a quatro mãos, envolvendo o Ministério Público, a Prefeitura de Ilhéus, o CVR e as associações e cooperativas de catadores de materiais reciclados, todos irmanados e compartilhando o esforço de dar a esses recicladores, primeiro uma condição de renda para suas famílias. Segundo, a chance de transformar a cidade em um exemplo para a seleção de uma coleta seletiva. E, em terceiro lugar, transformar a cidade em um lugar melhor para se viver. Com essas condições, nós estamos no esforço local, nos associando a essa agenda global. E esse evento é fundamental nessa estratégia da sustentabilidade ambiental e da afirmação da dignidade humana”

O I Seminário de Formação e Capacitação de Catadoras e  Catadores de Materiais Recicláveis  de Ilhéu, acontece até nesta sexta-feira (10), no auditório do Hotel Barravento e vai transformar as vidas de centenas de catadores e catadoras de resíduos sólidos, fazendo deles, verdadeiros agentes não apenas de limpeza, mas de conscientização e de construção de uma sociedade muito mais saudável e de uma Ilhéus com mais qualidade de vida para a sua população.

Com informações do portal Ilheus.ba.gov.br

WhatsApp
Facebook
Email

Deixe um comentário

POLÍCIA

ITARANTIM | BLOGUEIRO EUCLYDES JÚNIOR MORRE CARBONIZADO DURANTE INCÊNDIO EM SUA RESIDÊNCIA 

  • Cidade Acontece
  • 7 de julho de 2024

Uma notícia triste abalou a cidade de Itarantim na madrugada deste sábado (06) para domingo…

Continue Reading »

MINISTRO MORAES NEGA SOLTURA DOS IRMÃOS BRAZÃO E DE RIVALDO BARBOSA 

  • Cidade Acontece
  • 3 de julho de 2024

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de soltura…

Continue Reading »

ITAPETINGA | MORADORES DO BAIRRO NOVA ESPERANÇA COBRAM DO PREFEITO REDE DE ESGOTO NA LOCALIDADE

  • Cidade Acontece
  • 27 de junho de 2024

Em mais um protesto, os moradores do bairro Nova Esperança, nas vilas, voltaram a cobrar…

Continue Reading »

MACARANI | IRMÃO MATA O OUTRO NO CENTRO DA CIDADE

  • Cidade Acontece
  • 24 de junho de 2024

O feriado de São João foi triste para os moradores da cidade de Macarani, no…

Continue Reading »

MORRE O CANTOR NAHIM AOS 71 ANOS

  • Cidade Acontece
  • 13 de junho de 2024

O cantor Nahim Jorge Elias Júnior morreu na manhã desta quinta-feira (13) em Taboão da…

Continue Reading »

ILVA NIÑO, A “MINA” DE ROQUE SANTEIRO MORRE NO RIO AOS 89 ANOS

  • Cidade Acontece
  • 12 de junho de 2024

A atriz Ilva Niño, que interpretou a empregada Mina na novela Roque Santeiro e fez…

Continue Reading »